ter, 14 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Movimento União BR deve entregar 50 casas doadas no mês de setembro, em Muçum

Ação é realizada após a maior tragédia climática do Estado
FOTO: Suelen Rubim/AP

Nesta segunda-feira (26), o líder do Movimento União BR do RS, Vitor Brandão, em entrevista na Casa A Plateia, na 47ª Expointer, em Esteio, destacou o trabalho da entidade, que é especialista na criação de hubs de emergência para desastres climáticos. Ele mencionou que o movimento reuniu dezenas de empresas para doar 500 unidades habitacionais aos desabrigados pela enchente de maio no Rio Grande do Sul.

Cada unidade habitacional, com custo de R$ 110 mil, terá 44 metros quadrados e contará com dois dormitórios. As casas serão entregues com todos os acabamentos, louças de banheiro e eletrodomésticos. O Instituto Mulher em Construção capacitará mulheres para atuarem nas obras, gerando emprego e renda para o Rio Grande do Sul.

Vitor Brandão informou que as primeiras 50 casas serão entregues em setembro na cidade de Muçum, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. A seleção das famílias beneficiadas será feita pelas prefeituras, com base no cadastro das necessidades nas áreas locais de assistência social. O governo do Estado está colaborando com os Executivos municipais na escolha e doação dos terrenos.

Batizado de “Reconstrução RS – Habitação”, o projeto arrecadou cerca de R$ 40 milhões, com a contribuição de aproximadamente cem empresas e entidades. Desde as enchentes de setembro do ano passado, o movimento apoia o Rio Grande do Sul, realizando parcerias com 40 ONGs locais, 30 cozinhas solidárias e coletivos, além da Defesa Civil estadual.

Quem quiser colaborar pode fazer doações através do PIX: [email protected], acompanhar o movimento no Instagram @uniaomovimentoorg ou pelo site oficial.https://www.movimentouniaobr.com.br/

TCE-RS e Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul analisam projetos de concessão

Nesta terça-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu a visita do Secretário de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, na sede do Tribunal. O encontro teve como objetivo apresentar os projetos de concessão do Estado. Entre os temas observados pelo Governo Estadual, três estiveram em discussão. A resolução 1.157/2022 do TCE-RS estabelece que, sejam analisados